tipos-de-generos-textuais

Tipos de gêneros textuais

Os gêneros textuais são estruturas particulares, comum a um tipo de texto. Cada gênero proporciona um tipo diferente de interação entre os interlocutores em um discurso. Eles podem aparecer na forma de anúncios, artigos de opinião, histórias em quadrinhos, charges, entre outros. Veja os tipos de gêneros textuais:

Narrativo - retratam comportamentos de personagens no tempo e no espaço. Possui uma estrutura que é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e o desfecho. Veja alguns exemplos:
- Fábula;
- Contos de Fada;
- Crônica;
- Romance;

Descritivo - relatam de maneira detalhada os aspectos de uma pessoa, lugar, objeto, acontecimento. O objetivo destes textos é o de transmitir as qualidades, sensações, impressões, observações e características sobre o objeto detalhado. Veja alguns exemplos:
- Cardápio;
- Diário;
- Currículo;
- Notícias;

Dissertativo-argumentativo - estes textos são responsáveis por expor um assunto ou tema por meio de argumentações. São os mais cobrados em vestibulares e concursos por exigir do autor a defesa de um ponto de vista. Possui uma estrutura dividida em três partes: apresentação, desenvolvimento e conclusão. Veja alguns exemplos:
- Artigo de opinião;
- Editorial Jornalístico;
- Resenha;

Expositivo - são utilizados para expor ideias. Neste tipo de texto utilizamos a definição, informação, descrição e comparação de determinado objeto, lugar ou pessoa para escrever o texto. Veja alguns exemplos:
- Entrevistas;
- Seminários;
- Trabalhos acadêmicos;
- Verbetes de dicionário;

Injuntivo - é empregado quando se deseja explicar o procedimento a ser seguido para fazer determinada ação. Veja alguns exemplos:
- Bula de remédio
- Textos prescritivos
- Receita culinária
- Regulamento
- Manual de instruções

 

Você gostou dessa dica de português? Deixe seu comentário. 👇👇

Deixe um comentário