transformers-lado-oculto-da-lua

Transformers – O lado oculto da Lua

Você sabia que sempre observamos o mesmo lado da Lua?

 

Isso acontece, pois, a Lua possui um movimento de rotação “sincronizado” com seu movimento de translação, ou seja, a Lua orbita o planeta Terra na mesma velocidade em que gira.

 

Mas isso nem sempre foi assim, há milhões de anos atrás a Lua estava muito mais próximo da Terra e possuía uma velocidade maior do que a atual de 16,3 km/h, e a interação gravitacional entre os dois objetos durante este longo período levou a Lua a ficar nesta órbita “presa”.

 

Este “travamento” na órbita da Lua pode acabar um dia, pois ela está se afastando da Terra cerca de 4 cm por ano. Este afastamento é imperceptível a olho nu e ocorre devido a forças que o planeta sofre diante da sua enorme massa de água. Durante grandes períodos essas forças fazem com que o movimento de rotação da Terra desacelere; como consequência o movimento de rotação da Lua acelera e isto leva ao seu afastamento.

 

E o que tem haver os Transformers?

 

No filme é mostrado que as missões a Lua na década de 60 foram maneiras de se chegar a uma nave (dos Transformers) que havia caído lá.

 

Apesar de não vermos este lado da lua, muitas missões fotografaram este lado já que a Lua é iluminada por igual em ambos os lados, apenas não vemos sua outra metade.

 

Somente em 1959 observamos pela primeira vez o lado que não fica voltado para a Terra, graças a sonda Luna 3, enviada pela antiga União Soviética, que o fotografou.

Lado visível
Lado Oculto

 

Você já sabia dessa curiosidade sobre a Lua? Deixe seu comentário.👇

 

 

 

Deixe um comentário