11 dicas valiosas para você se preparar melhor para o vestibular

Se você é vestibulando, com certeza já passou pela sua cabeça qual a melhor forma se preparar para as provas que estão por vir. Ou, se você já é veterano e vai prestar pela segunda, terceira ou quarta vez o vestibular, deve se perguntar o que falta ainda fazer para conseguir a sua tão sonhada aprovação.

É muito importante seguir as recomendações certas durante o ano para que todo o trabalho e suor não seja jogado fora.

Pensando nisso, separei nesse post 11 dicas que, se seguidas à risca, te ajudarão a dar um salto na sua preparação para as provas de vestibular. Vamos nessa?

1. Saiba qual o seu perfil de estudante

Antes de mais nada, você deve se conhecer e saber como você realmente aprende, qual o melhor processo para que você consiga assimilar todo o conteúdo necessário para passar no vestibular.

Se você é uma pessoa mais audiovisual, deve estudar através de vídeos ou prestar mais atenção ao que é falado durante as aulas do cursinho ao invés de anotar muitas coisas do quadro.

Se você é mais conteudista e prefere anotar tudo do quadro, então leve um gravador de voz para a aula e registre o que é falado para poder revisar em casa com as anotações em texto. Procure em outros livros e apostilas o mesmo conteúdo para poder confrontar e enriquecer mais o seu repertório.

Se você já tem boa base teórica, deve partir direto para as resoluções de exercícios. Resolva muitas questões para dominar o modelo da prova que você vai prestar no final do ano.

Há muitos métodos de estudos e diversos perfis de estudantes. Não quero aqui definir exatamente o que você deve fazer, mas quero que você reflita sobre o seu perfil e adote a melhor estratégia de estudos que pode funcionar para você (e talvez não para outra pessoa).

2. Defina prioridades e avalie resultados

Depois de entender qual o seu perfil de estudante, você deve criar uma estratégia de estudos, avaliando as prioridades das matérias e dos conteúdos a serem estudados.

Se você faz cursinho, então siga a grade de conteúdo que será passada em aula. Estude sempre a matéria do dia, dando prioridade para as que você tem mais dificuldade (se for preciso, deixe de lado a matéria que você tem muita facilidade).

Se você estuda por conta própria, sugiro separar as matérias e conteúdos numa planilha, por ordem de dificuldade, para avaliar lacunas que terão de ser preenchidas e colocar em ordem tudo o que deverá ser estudado.

Semanalmente avalie seus resultados. Resolva listas e simulados e veja qual matéria está com nota abaixo da média. Com isso, reflita sobre como foram os estudos da semana com relação a essa matéria. Reavalie e dê mais foco para ela na próxima semana de estudos.

3. Estude a prova, não o edital

Você tem duas maneiras de passar no vestibular: estudando todo o conteúdo que é cobrado no edital ou aprendendo a fazer a prova. A primeira opção parece a mais adequada, mas ela tem o grande inconveniente de custar muito tempo. E, mesmo que você estude todo o conteúdo cobrado no edital, o sucesso na prova não é garantido. Suponha que você estude todo o edital do ENEM. Mesmo que você tire boa nota, isso não vai garantir sucesso na prova da FUVEST por exemplo, que possui basicamente o mesmo edital do ENEM.

Então aprender a fazer a prova é mais vantajoso, porque cada prova tem suas particularidades e macetes de resolução. Separe as provas por ano e resolva uma a uma, inclusive as mais antigas. Se você sentir dificuldade ou não souber resolver alguma questão, procure a resolução na internet. Se mesmo assim não entender a resolução, revise o conteúdo cobrado e tente outra vez. Se mesmo assim não conseguir, procure ajuda em plantões de dúvidas ou em aulas particulares.

Esse método vai te ajudar, a médio prazo, a desenvolver a habilidade de passear por diferentes conteúdos num espaço de tempo curto, habilidade muito importante para qualquer prova de vestibular.

4. Resolva muitos exercícios

Quase impossível não dar essa dica depois do tópico anterior. Resolva muitos, mas muitos exercícios. Só a prática vai te ajudar a lembrar de todos os macetes da prova.

Depois de um tempo praticando, você vai perceber que, ao ler o enunciado de uma questão, sua mente faz um “match” com alguma resolução que você já fez em outra questão parecida no passado. Esse processo é quase instantâneo, acontece antes mesmo de você terminar de ler o enunciado. Ou seja, você começa a encontrar padrões nas questões da prova, e isso te ajuda a errar menos e a ganhar tempo nas resoluções.

5. Pule questões

Quando você estiver estudando, vai se deparar com questões muito difíceis ou você simplesmente não vai se lembrar de algum conceito importante para a resolução e vai travar. Antes mesmo de você procurar a resolução na internet ou revisar o conteúdo, pule a questão. Isso mesmo, pule, deixe de lado e vai para a próxima. Depois de resolver o restante da lista ou da prova, volte naquela questão. Muitos alunos já me disseram que têm dificuldade de pular questões, que isso causa ansiedade, além de se sentirem mal por não conseguir resolver o exercício. Acabam perdendo muito tempo remoendo aquele fracasso pontual e prejudicam o rendimento geral dos estudos.

Aprender a pular questões vai fazer toda a diferença no dia do vestibular. Você terá treinado sua mente a dar mais importância aos exercícios que você sabe resolver e assim vai conseguir gerenciar melhor o tempo de prova.

6. Use um cronômetro

Para a maioria dos vestibulares você terá de 3 a 5 minutos para resolver cada questão. Atingir esse tempo não é fácil, mas você pode treinar com ajuda de um cronômetro. Primeiro marque 10 minutos para cada questão. Se bater esse tempo, pule a questão. Depois que dominar os 10 minutos, baixe para 5 minutos, pulando as questões que não conseguir fazer no tempo. Quando dominar os 5 minutos, baixe para 3 minutos, e continue treinando até o dia do vestibular.

Essa dica, além de te ajudar com o tempo de prova, também te ajuda com o hábito de pular questões que mencionei na dica anterior.

7. Deixe as matérias atrasadas para trás

Essa dica é valiosa principalmente para você que faz cursinho.

Você deve ter recebido uma ou mais apostilas ou livros de questões que nem cabem na sua mochila. Cada aula exige que você resolva muitos exercícios, e se você fizer a contagem de tempo para cada questão com a ajuda da dica anterior, vai ver que é impossível resolver todos os exercícios propostos do dia. É normal você acabar atrasando uma ou outra matéria, e vai querer repor isso no dia seguinte. O problema é que no dia seguinte você tem mais aulas com mais exercícios para resolver. Vai virar uma bola de neve. Minha dica é deixar essas matérias atrasadas para trás. Isso mesmo, deixe de lado. Mas anote elas num papel ou planilha.

Se você tiver algum final de semana livre então volte nesses conteúdos para estudar. Se não sobrar tempo algum e essa matéria for muito importante ou for pré-requisito para entender outras, então siga o passo 2 e dê prioridade para ela em detrimento de outra matéria que você considera menos importante naquele momento.

8. Mantenha o psicológico saudável

Manter a confiança durante o ano é talvez a dica mais importante desse post. Isso porque sem confiança você não tem forças nem motivos para continuar estudando. Seu mindset deve estar alinhado com os seus objetivos e você deve, a todo momento, se sentir um vencedor.

Durante o ano de estudos você vai cansar e se frustrar bastante, mas precisa manter o psicológico saudável.

Acredite no seu potencial. Nunca entre num jogo para perder. Quando te perguntarem se você vai passar no vestibular, se sua resposta não for com certeza você está no caminho errado.

Para desenvolver e manter esse mindset você deve treinar periodicamente. Um bom exercício mental é se imaginar passando no vestibular, ou se imaginar já na faculdade. Assim você treina e acostuma o psicológico a se colocar numa situação e ambiente de vitória.

Outro exercício é pesquisar muito a respeito da faculdade e curso de sua escolha, criando um repertório sobre o assunto na sua cabeça. Assim você forma imagens na sua mente que serão usadas como objetos de desejo. E se você deseja você cria impulsos para agir.

Outra técnica é se olhar no espelho e dizer a você mesmo que irá passar no vestibular. Pode parecer maluco, mas essa técnica funciona e é usada por muitos executivos de alto escalão para desenvolverem a autoconfiança.

9. Não se importe com a concorrência

Seguindo a linha de raciocínio da dica anterior, para manter a autoconfiança você não pode se preocupar com a concorrência. Se você faz cursinho e estuda com mais pessoas, não entre na onda competitiva; saiba que você compete mais com você mesmo do que com os outros vestibulandos. Não negue ajuda a quem pedir, isso só vai enriquecer o seu conhecimento.

Normalmente os grandes cursinhos fazem “grito de guerra” nas portas dos maiores vestibulares do país, ou os alunos vão para as provas com camisetas personalizadas com intuito de intimidar a concorrência. Não caia nessa. Se você faz parte de um desses cursinhos, então use a seu favor para se sentir parte de um todo; isso ajuda na autoconfiança. Caso contrário, não fique intimidado, porque essa prática ajuda apenas quem está no bando e não você.

10. Não mude os hábitos alimentares próximo da prova

Você já sentiu algum desconforto intestinal quando ingeriu algum alimento que não está acostumado a comer? A sua resposta provavelmente será sim.

Nós temos um reservatório de microrganismos que vivem no trato digestivo e ajudam na digestão dos alimentos. Chamamos esse complexo de microbiota intestinal. Quando comemos algo diferente do que estamos acostumados, essa microbiota não consegue ajudar na digestão com a eficácia de costume, e nos sentimos mal e indigestos.

Minha dica então para não ser pego de surpresa é não mudar seus hábitos alimentares pelo menos uma semana antes da prova.

No dia da prova, se você achar necessário, leve algo para comer, mas algo que você costuma comer no dia a dia.

11. Descanse

Minha última dica, mas não menos importante, é que você descanse. Semanalmente separe um dia para não fazer nada ou para se divertir. Procure algum hobby. Isso é muito sério. Você pode não acreditar agora, principalmente se você é uma pessoa muito ativa como eu, mas se divertir vai dobrar o seu rendimento durante a semana. Então siga meu conselho e faça pausas semanais para voltar com tudo na próxima semana de estudos.

 

Agora que chegou até aqui, você tem as ferramentas necessárias para uma boa preparação para o vestibular. Depois de muito falar na teoria, que tal começar a colocar em prática as nossas dicas?

Se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários que vamos te ajudar. Até o próximo post!

Deixe um comentário