5-assuntos-de-fisica-que-caem-no-enem

5 assuntos de física cobrados no Enem

Cerca de 15 questões do caderno de Ciências da Natureza do Enem são de física. Veja nesse post os 5 assuntos que mais caem nesse tema.

 

Acústica

Acústica é o ramo da física que estuda o comportamento das ondas mecânicas nos diferentes meios em que se propagam. Estamos acostumados a interpretar a acústica associada ao som, assim, quando ouvimos a palavra acústica a associamos ao eco em grandes ambientes ou a reverberação, mas a acústica estuda qualquer tipo de vibração, possuindo aplicação nas mais variadas áreas do conhecimento (por exemplo o aparelho de ultrassom funciona a partir de princípios da acústica).

 

Energia, trabalho e potência

A energia pode se apresentar de muitas maneiras na física, mas num geral podemos entender a energia como a capacidade de produzir trabalho. Temos a energia cinética, energia potencial gravitacional, energia térmica, elétrica e outras.

 

O trabalho é uma grandeza relacionada a transferência de energia devido a atuação de uma força. Quando aplicamos uma força em um corpo e ele sofre um deslocamento, estamos realizando um trabalho.

 

A potência pode ser entendida como a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado.

 

Resistores

O chuveiro elétrico, o ferro de passar roupa ou um aquecedor, são exemplos de dispositivos que converter a energia elétrica em energia térmica. O dispositivo que realiza esse tipo de conversão de energia é denominado de resistor elétrico.

 

O que costuma ser cobrado dentro desse tema é a associação de resistores. De maneira resumida a associação de resistores é a maneira como eles estão dispostos em um circuito elétrico, que pode ser em série ou em paralelo.

 

Calorimetria

Calorimetria é a área da física que estuda as trocas de energia térmica. Essas trocas de energia ocorrem na forma de calor, ou seja, calor é a transferência de energia térmica de um sistema para outro. O calor surge devido a diferença de temperatura entre esses corpos. Dessa forma podemos dizer que um corpo recebe ou perde calor, mas não que ele possui calor.

 

A caloria (cal) é a energia necessária para variar em 1°C a temperatura de 1g de água. Caloria é uma unidade de energia, porém no sistema internacional ela vale:

 

1cal ≈ 4,186 J (Joules)

 

Impulso, quantidade de movimento

Quando chutamos uma bola, aplicamos uma força sobre ela durante um certo intervalo de tempo. Esta força aplicada durante esse intervalo de tempo chamamos de impulso.

 

A quantidade de movimento, também chamada de momento linear, é uma grandeza física que leva em consideração a velocidade e a massa de um corpo. Costuma ser empregado no estudo das interações onde há o choque ou colisões de dois objetos.

 

O impulso se relaciona com a quantidade de movimento através do chamado teorema do impulso, que estabelece que o impulso resultante é igual à variação da quantidade de movimento de um determinado corpo.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário