5-assuntos-de-quimica-que-caem-no-enem

5 assuntos de química cobrados no Enem

Cerca de 15 questões do caderno de Ciências da Natureza do Enem são de química. Veja nesse post os 5 assuntos que mais caem nesse tema.

 

Equações químicas e Estequiometria

As equações químicas são representações numéricas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica. É importante que você estude os diferentes tipos de equações.

 

A estequiometria é uma maneira de calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química. Ela utiliza cálculos simples para se determinar a proporção correta de substâncias a serem usadas. Os princípios da estequiometria se baseiam nas Leis Ponderais, que são a Lei de Lei de Lavoisier e a Lei de Lei de Proust.

 

Química orgânica

Química orgânica é uma área da química que estuda os compostos carbônicos, ou seja, estuda os compostos formados por átomos de carbono. Os compostos orgânicos possuem, além do carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S). As proteínas, vitaminas e enzimas são alguns exemplos destes compostos. Chamamos de funções orgânicas os grupos de compostos que possuem propriedades químicas semelhantes e desempenham papéis similares na cadeia de carbono.

 

Química inorgânica

Ao contrário da química orgânica, a química inorgânica é o ramo da química que estuda os compostos que não são formados por carbonos. Antigamente diferenciávamos substâncias inorgânicas das orgânicas pelo fato de as orgânicas serem geradas por seres vivos. Hoje sabemos que compostos orgânicos podem ser sintetizados em laboratório, por isso passamos a caracterizar as substâncias inorgânicas como as formadas por átomos ou moléculas que não contenham na sua estrutura átomos de carbono formando cadeias e ligados a hidrogênio. As principais substâncias inorgânicas estudadas são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.

 

Pilha, eletrólise e número de oxidação

A transformação de energia química em energia elétrica é um processo espontâneo e sua principal aplicação é a pilha. Por outro lado, a eletrólise é a principal aplicação do processo não-espontâneo da transformação da energia elétrica em energia química, bastante utilizada em processos industriais.

 

O número de oxidação de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação com outro elemento. Isso ocorre durante as reações de oxirredução.

 

Ligações químicas e forças intermoleculares

As ligações químicas ocorrem quando átomos interagem dando origem a moléculas. O processo pelo qual os átomos interagem para a formação de moléculas é explicada pela chamada teoria do octeto. Esta teoria diz que os átomos buscam estabilizar-se eletronicamente quando fazem uma ligação química, para isso, o átomo precisa ter em sua última camada (camada de valência), oito elétrons para permanecer estável.

 

As forças intermoleculares são as forças que mantém as moléculas de compostos químicos unidas entre si. Essas moléculas, que podem ser polares ou apolares, podem interagir por meio de forças intermoleculares do tipo dipolo-dipolo, dipolo induzido ou ligações de hidrogênio.

 

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário