O encolhimento do homem-formiga é um dos poderes mais legais entre os heróis, além, é claro, de render excelentes cenas nos filmes. Mas será possível explicar seu encolhimento usando a física?
Segundo o físico Rhett Allain, professor da Universidade do Estado da Luisiana, isso pode ser explicado de duas maneiras: ou a massa do Scott é mantida ou sua densidade.
Densidade constante
Segundo a Marvel, Scott possui 1,8 metros de altura e 86 kg. A densidade média do corpo de um ser humano é de 1,07 g/cm³. Sabendo dessas informações, e assumindo que ao encolher, Scott atinja uma altura de 1,5 cm, e que seu volume possa ser comparado a de um cilindro de raio igual a 3 cm, sua massa ao encolher seria de aproximadamente 2,55 g. O maior furo nessa teoria é a perda de massa, uma vez que o Scott de tamanho normal tem 86 Kg, pra onde foi o restante da massa de seu corpo? Segundo a conservação da massa isso é impossível.
Massa constante
Essa hipótese é pior ainda. Veja que, ao encolher mantendo a massa, a pressão logo abaixo de seus pés seria enorme, uma vez que seus 86 Kg estariam concentrados num ponto muito pequeno. Outro ponto é que, se você já assistiu os filmes ou leu os quadrinhos, o homem-formiga utiliza insetos para se locomover, como a formigas voadoras, por exemplo. Imagine 86 Kg sentados em cima de uma formiga, nada confortável para ela, não é mesmo?
Muitos outros questionamentos podem ser levantados se analisarmos a biologia do corpo do Scott. Como ele conseguiria respirar normalmente quando encolhe, uma vez que as moléculas do ar continuam do mesmo tamanho? Talvez, você possa estar se perguntando: E se os átomos do corpo dele de alguma forma são arrancados ou também se comprimem? A resposta é que isso é impossível, átomos não podem simplesmente serem arrancados e muito menos comprimidos. Portanto, é impossível que o homem-formiga, ao encolher, mantenha suas características físicas e biológicas intactas.
Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇
Deixe um comentário