anatomia

Anatomia

Estudos anatômicos estão relacionados com o estudo dos sistemas. Esses sistemas são compostos por órgãos, os quais possuem arquiteturas específicas, de acordo com a sua função e grau de especialização, como os sistemas circulatório, nervoso e respiratório.

 

O sistema circulatório é responsável pela manutenção das células, levando nutrientes e extraindo os materiais rejeitados pelo processo metabólico celular. Alguns elementos que constituem este sistema são:

- Coração;
- Vasos sanguíneos;
- Sangue;
- Vasos linfáticos.

 

O sistema nervoso é responsável por transmitir os impulsos nervosos do cérebro para o restante do corpo. Ele controla as ações voluntarias e involuntárias do corpo. Alguns elementos que constituem este sistema são:

- Encéfalo;
- Tronco encefálico;
- Medula espinhal.

 

O sistema respiratório é responsável pela respiração celular, ou seja, este sistema leva o oxigênio para as células e retira o dióxido de carbono resultante do metabolismo celular. Alguns elementos que constituem este sistema são:

- Pulmões;
- Fossas nasais;
- Boca;
- Faringe e laringe;
- Traqueia.

 

É importante ressaltar que as características e elementos dos sistemas citados acima são referentes a maioria dos vertebrados, ou seja, estes elementos podem variar de acordo com o animal.

 

Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário