fronteiras-sistema-solar

As fronteiras do Sistema Solar

Em nosso último post desta série, vamos falar das fronteiras do sistema solar.

 

Cinturão de Kuiper

É uma região do sistema solar, próxima a órbita de Plutão, que apesar de ter sido confirmada em 1992, havia sido teorizada no início da década de 50. Por estar localizado além da órbita de netuno, os objetos do cinturão de Kuiper são chamados de transnetunianos, assim como Plutão, por exemplo.

Gerard Peter Kuiper propôs que os cometas de curto período, que são cometas que completam uma volta ao redor do Sol a cada 200 anos aproximadamente, seriam originários de uma região próxima a órbita de netuno a 30 Unidades Astronômicas (AU) do sol até 100 AU.

 

Nuvem de Oort

Em 10950, Jan Hendrik Oort propôs o modelo que atualmente é aceito para a origem dos cometas de longo período (mais que 200 anos). Oort, propôs que existe uma imensa "nuvem" de cometas orbitando o Sol, em órbitas aproximadamente circulares, a distâncias que variam de 30.000 UA a mais de 60.000 UA do Sol. A principal diferença para o Cinturão de Kuiper é a inclinação das órbitas desses objetos. A Nuvem de Oort é uma região “esférica” que envolve o sistema solar, já o Cinturão de Kuiper é como um “disco” que fica na mesma órbita dos planetas do sistema solar.

 

Heliosfera

O Sol emana partículas carregadas para todas as direções no sistema solar, esse fenômeno é conhecido como "vento solar". Esse "vento" se espalha para todas as direções, formando uma espécie de “bolha”, essa bolha chamamos de heliosfera. Dentro dessa região, o Sol tem influência sobre todos os demais astros que o orbitam.

O Sistema Solar orbita a Via Láctea, isso faz com que nosso sistema se choque com ventos desse mesmo tipo, porém, emanadas por outras estrelas da nossa galáxia. Em uma determinada região, por enquanto ainda desconhecida com precisão, o vento solar e o vento interestelar se encontram, esse determina a fronteira do Sistema Solar.

 

O que vem depois?

Existem um imenso número de estrelas somente na nossa galáxia. Estima-se que exista algo entre 200 e 400 bilhões de estrelas, apenas na Via láctea.

Há 4,22 anos-luz (cerca de 40 trilhões de km) está Proxima Centauri, a estrela que está mais perto do nosso Sol.. A Voyager 1, lançada em 1977, atingiu uma velocidade de 17,2 km/s, e ainda sim levara 16 mil anos para passar por lá.

 

Você gostou dessa nossa série de posts sobre o Sistema Solar? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário