avancos-tecnologicos-guerra-fria

Avanços tecnológicos da Guerra Fria

A Guerra Fria foi um período de conflitos não armamentista que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e durou até a queda da União Soviética em 1991. Um dos marcos deste período foi a corrida espacial, disputa que deu início a uma série de inovações tecnológicas. Veja algumas das inovações desenvolvidas nesse período, algumas nós usamos até hoje.

 

Primeiro satélite artificial e o GPS

Hoje em dia nós somos dependentes de satélites. Seja para comunicações ou para utilizarmos o GPS. Mas o primeiro satélite artificial foi desenvolvido pela União Soviética. O Sputnik-1 foi lançado em 1957. Como dito acima, o GPS é uma invenção desta época. Foi criado para fins militares durante a Guerra Fria, assim como praticamente todas as invenções desta época.

 

Primeiro homem no espaço e o primeiro pouso na Lua

Em 1961, de novo a União Soviética realiza um feito histórico, Iuri Gagarin foi a primeira pessoa a orbitar a Terra. Em 1969, os Estados Unidos “vencem” a corrida espacial ao realizarem o primeiro pouso na Lua, tornando Neil Armstrong e Buzz Aldrin os primeiros humanos a caminharem na Lua.

 

Forno de Micro-ondas

Sim, sabe aquela pipoca que adoramos fazer no micro-ondas? Então, ela foi o primeiro alimento no mundo a ser preparado para ser utilizando nesse equipamento. Percy Spencer, um engenheiro americano, trabalhava na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons), para fins militares, mas após horas trabalhando, Spencer percebeu que um chocolate que estava em seu bolso derreteu, assim foi criado o forno de micro-ondas.

 

Computadores e a Internet

Os computadores começaram a ser construídos ainda durante a Segunda Guerra, mas só foram finalizados realmente em 1946, durante a guerra fria. O ENIAC ou “cérebro gigante”, como foi chamado pela imprensa na época, pesava 30 toneladas e ocupava cerca de 165 m². A internet também é fruto dessa época. Os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeado. Assim surgiu a ARPANET, construída em 1969, foi a primeira rede de computadores. Inicialmente era de uso exclusivo de militares, mais tarde foi liberada para uso acadêmico.

 

Câmeras Digitais

Desenvolvida pela Nasa em 1976, o satélite KH-1 “Kennan” foi o primeiro equipamento com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitais. O desenvolvimento dessa tecnologia permitiu a criação das câmeras digitais.

 

Você gostou dessa dica? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário