cartografia

Cartografia

Os mapas são representações parciais do mundo, isso porque muitas características geográficas são deixadas de lado propositalmente, afinal seria impossível pôr todas elas em um mapa plano. As pessoas que constroem os mapas também estão sujeitas a pôr suas impressões sobre o mundo, fatores culturais e ideológicos faz com que os mapas sejam representações baseadas na percepção de mundo de quem os faz.

 

A cartografia é uma maneira de construir representações do espaço. Na antiguidade os mapas produzidos eram do tipo topográfico. Estes mapas representavam o terreno e os elementos presentes nele, como montanhas, vales e rios. Depois os mapas passaram a ser construídos a partir de uma visão aérea, ou imagens obtidas a partir de aviões por exemplo, e hoje temos as imagens de satélites para construirmos os mapas. Na construção dos mapas temos a escala, que é a proporção com que os objetos descritos no mapa terão com relação ao seu tamanho real.

 

As coordenadas geográficas são utilizadas para localizar um determinado ponto na superfície terrestre. Para isso são utilizadas as medidas que indicam a latitude e a longitude, medidas em graus. Ambas indicam a medida em relação à Linha do Equador e ao meridiano de Greenwich. A latitude é medida em linhas paralelas à linha do Equador (latitude 0°) no sentido norte ou sul, para sul apresenta valores negativos e para o norte valores positivos, variando de 0° a 90°. A longitude é medida em linhas paralelas ao meridiano de Greenwich (longitude 0°) no sentido leste ou oeste, para o leste apresenta valores negativos e para o oeste valores positivos, variando de 0° a 180°.

 

Você gostou dessa dica de geografia? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário