ciclo-do-carbono

Ciclo do carbono

O ciclo do Carbono é fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta. Isso se deve ao fato de o Carbono estar presente em todas as moléculas orgânicas, além disso, ele também está presente nas rochas, nos oceanos e na atmosfera.

 

Assim como o ciclo da água, o ciclo do Carbono é um ciclo biogeoquímico, que são processos em que uma substância ou elemento passam de um meio (ar, água e solo) para os seres vivos e depois voltam para esses meios, isso garante a reciclagem de elementos químicos e substâncias.

 

O Carbono está presente na Terra basicamente em dois tipos: orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, e inorgânica, presente nas rochas. A maior parte do Carbono está em sua forma inorgânica, podendo ser encontrado em depósitos de combustíveis fósseis e rochas. O processo em que o Carbono é sedimentado e comprimido pelas placas tectônicas é chamado de ciclo "lento" ou geológico, e dura milhões de anos. Esse Carbono volta para a superfície da Terra em erupções vulcânicas ou pela queima de combustíveis fósseis.

 

Outro processo é o chamado “ciclo biológico do Carbono”. Esse ciclo tem início quando as plantas absorvem o CO₂ da atmosfera, e através da fotossíntese ocorre a transformação desse CO₂ em oxigênio e em glicose (um tipo de açúcar). A glicose é consumida pelas plantas para se desenvolverem. Além disso, essas plantas podem ser consumidas por outros animais, esses processos liberam novamente o CO₂ para a atmosfera, mantendo o ciclo biológico do Carbono. Esse processo garante a renovação do Carbono atmosférico em aproximadamente 20 anos.

 

Conhecia o ciclo do Carbono? Deixe nos comentários. 👇

Deixe um comentário