O nitrogênio está presente na atmosfera em abundância, cerca de 78% da atmosfera é composta por nitrogênio no estado gasoso (N2). Porém, nesse estado ele permanece livre, pois poucos organismos são capazes de utilizá-lo, mesmo assim, o nitrogênio está presente nas moléculas de proteína e nos ácidos nucleicos das células, portanto, é muito importante para os organismos.
O ciclo do nitrogênio é um ciclo biogeoquímico, que como vimos em outros ciclos desse tipo, são processos em que uma substância ou elemento passam de um meio (ar, água e solo) para os seres vivos e depois voltam para esses meios, isso garante a reciclagem de elementos químicos e substâncias.
Podemos dividir o ciclo do nitrogênio em algumas etapas fundamentais, são elas:
- Fixação – algumas raízes de plantas e bactérias presentes nos diferentes meios retiram o Nitrogênio da atmosfera (N2) e o transforma em amônia (NH3), essa substância, por sua vez, pode ser assimilada por outros organismos;
- Amonificação – organismos decompositores transformam matéria orgânica morta em amônia;
- Nitrificação – algumas bactérias nitrificantes presentes no solo transformam a amônia em nitratos;
- Desnitrificação – o nitrogênio é devolvido à atmosfera através de certas bactérias desnitrificantes, que convertem os nitratos formados no processo de nitrificação em Nitrogênio novamente.
Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários. 👇
Deixe um comentário