classificação-das-plantas

Classificação das plantas

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas nesse post.

 

Briófitas

São plantas de pequeno porte. Elas não possuem caule, folhas nem raízes. Elas são constituídas pelo cauloide, eles lembram os caules das plantas vasculares, os filoides, que lembram as folhas e os rizoides que possuem a mesma função das raízes. Elas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Por precisarem de água para se reproduzirem, elas são facilmente encontradas em ambientes úmidos. Os musgos são representantes desse grupo.

 

Pteridófitas

São plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores de seiva. Elas não produzem flores, sementes ou frutos, mas possuem raízes, caule e folhas. As pteridófitas podem atingir vários metros de altura e dependem da água para se reproduzirem. As plantas representantes desse grupo que são mais conhecidos são as samambaias e avencas.

 

Gimnospermas

Também são plantas vasculares. Elas possuem raízes, caule, folhas e sementes. As sementes não possuem um fruto que as envolvem, sendo essas sementes as responsáveis pela reprodução dessas plantas, por esse motivo, não precisam de água para se reproduzirem. Como representantes desse grupo, podemos citar os pinheiros e as araucárias.

 

Angiospermas

Também são vasculares. Possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Assim como as gimnospermas, não precisam de água se reproduzirem. Seu tamanho pode variar de pequenas ervas até grandes árvores. É o grupo com maior número de representantes do planeta, mais da metade das plantas da Terra pertencem a esse grupo. Como representantes desse grupo podemos citar as orquídeas, o limoeiro, o abacateiro.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário