cnidarios

Cnidários

A zoologia é uma área da biologia que estuda reino animalia, ou seja, o reino dos animais. Ela possui uma classificação que segue a ordem de complexidade das estruturas que formam os animais. O reino animal é agrupado em 9 filos. Neste post vamos falar sobre os Cnidários.

 

Os cnidários são animais diblásticos ou que possuem dois folhetos embrionários (ectoderme e endoderme), representados por Hidras, Águas-vivas, Corais, Anêmonas e Caravelas-portuguesas. O nome dado a esse grupo de animais remete a seres urticantes, característica utilizada para defesa ou na captura de presas.

 

É possível observar duas morfologias para os cnidários: medusas e pólipos. A anatomia dos polipoides é composta por boca, cavidade gastrovascular, tentáculos e parede corporal, que na sua base ou fase oposta a boca é responsável pela fixação desses animais. Com isso os pólipos são animais sésseis, podendo se locomover por movimentação do tipo cambalhotas. Um típico representante dos pólipos são as Hidrozoários, como Hidras, Obélia e Caravela, pois é a forma observada predominante. A reprodução desses pode ser sexuada, com desenvolvimento direto, sem que haja a formação de larvas e medusas, e com fecundação externa assexuada, por brotamento.

 

Já a forma medusoide possui como seu principal exemplo os Cifozoários, como as Aurélias, pois a sua forma polipoide é efêmera. As medusas também possuem a mesma anatomia da forma polipoide, composta por boca, cavidade gastrovascular, tentáculos e parede corporal, com exceção de uma estrutura de fixação, pois as medusas são animais móveis ou ativamente nadantes, através de jato-propulsão. A reprodução dos Cifozoários ocorre com fecundação interna, formação de larvas e divisão de medusas jovens por estrobilização. Esse processo possui uma fase sexuada e outra assexuada.

 

Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário