como-as-máquinas-aprendem

Como as máquinas aprendem?

Machine learning pode ser traduzido como aprendizado de máquina e é um conceito associado à inteligência artificial.

 

Algumas pessoas acreditam que machine learning e inteligência artificial são a mesma coisa, mas não é bem assim.

 

De maneira simples, a inteligência artificial consiste em mecanismos computacionais que se baseiam no comportamento humano para resolver problemas, ou seja, algoritmos fazem o computador “pensar” como uma pessoa para executar tarefas. Quanto mais praticamos alguma coisa, melhor ficamos nela, basta observar a rotina de atletas de grande performance, por exemplo.

 

Aqui entra a ideia de machine learning.

 

Novamente, usando uma definição simplista para o termo, machine learning é a capacidade dos computadores de “aprenderem” sem terem sido, necessariamente, programados. Nesse sentido, algoritmos são programados para analisar um grande volume de dados e a partir disso esses eles são capazes de “aprender” de maneira autônoma, utilizando esses dados como um treinamento.

 

Deep learning.

Traduzido como “aprendizagem profunda”, é um tipo de machine learning que utilizada as chamadas redes neurais artificiais, que são algoritmos inspirados na estrutura de funcionamento dos neurônios do nosso cérebro. Esse tipo de algoritmo é capaz de fazer o reconhecimento de objetos em imagens, por exemplo. Fazer isso não é uma tarefa simples, a máquina precisa aprender o que é o objeto para poder identificá-los em uma imagem.

 

As recomendações de conteúdo em plataformas de streaming de vídeo e áudio usam o machine learning. Eles analisam o histórico de conteúdo visto pelo usuário para dar a ele recomendações que se aproximam de seus gostos.

 

Você já descobriu uma música que gostou ou um filme que tenha sido recomendação da plataforma que você usa? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário