coordenadas-geograficas

Coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que “dividem” o planeta na horizontal e na vertical. Elas formam um sistema de localização com o qual é possível encontrar qualquer ponto da Terra. Essas linhas se dividem em paralelos e meridianos. Os paralelos são as linhas horizontais que “cortam” a Terra de Norte a Sul, já os meridianos são as linhas verticais que a dividem de Leste a Oeste, o cruzamento dessas linhas determina uma localização.

 

Paralelo (Latitude)

Essas linhas horizontais dividem o planeta de Norte a Sul. A Linha do Equador é a latitude que divide a terra em hemisférios Norte e Sul. O Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio, o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico são outras latitudes importantes do planeta. Quanto maior a latitude, menor é a temperatura.

 

Sua medida varia de 0 a 90 graus, e a linha do equador corresponde a 0°. Quando as latitudes são negativas, a região encontra-se abaixo da linha do Equador, no hemisfério Sul. Se as latitudes são positivas, a região está acima da linha do equador, no hemisfério Norte.

 

Meridianos (Longitude)

Essas linhas verticais dividem o planeta de Leste a Oeste. O meridiano de Greenwich é a longitude mais importante, é a partir dele que as outras longitudes são definidas. A latitude varia de O a 180°, onde o meridiano de Greenwich é considerado 0°.

 

Quando as longitudes são positivas, a região encontra-se na parte oriental do planeta, e se a longitude for negativa, estamos em uma região ocidental. As longitudes definem os fusos horários no planeta.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário