monteiro-lobato

Curiosidade sobre Monteiro Lobato

Monteiro Lobato (1882-1948) é um dos autores brasileiro mais conhecidos. Grande parte desse reconhecimento é devido sua obra "O Sítio do Pica-pau Amarelo", um dos títulos que ele escreveu e que o tornou um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e da América Latina.

 

Natural de Taubaté, suas obras retratam o contexto cultural da época em que viveu relacionando a vida no Vale do Paraíba com acontecimentos históricos, como a crise do café que ocorreu em 1929 devido a quebra da bolsa de valores nos Estados Unidos.

 

O que pouca gente sabe é que em 1926, Monteiro Lobato escreveu um livro de ficção científica chamado "O Choque das Raças". A história do livro se passa no ano de 2228, e conta como seria se os EUA elegessem um presidente negro.

 

Mas o livro não foi publicado imediatamente. Acredita-se que que a obra não tivesse uma grande qualidade devido a pressa com que foi escrito, apenas três semanas. Outro grande motivo do não lançamento na época é que o autor adotou uma linguagem eugenista e racista.

 

Em algumas resenhas é dito que Monteiro Lobato previu a criação da internet, que em seu livro ele chama de "radio-transporte". O autor ainda usa o termo "teletrabalho" o que podemos atualizar como "home office" e o "receptor de bolso" que seria o equivalente aos celulares. Estas "previsões" são interessantes pois grandes autores de ficção científica, como Júlio Verne, Arthur C. Clarke e Isaac Asimov também anteciparam tecnologias que não faziam parte de seu cotidiano, mostrando a grande capacidade criativa do nosso conterrâneo.

 

Gostou dessa curiosidade sobre Monteiro Lobato? Você leu ou assistiu o sítio do pica pau amarelo? Deixa nos comentários 👇

Deixe um comentário