Dogma central da biologia molecular

Dogma central da biologia molecular

O Dogma Central da Biologia Molecular é um modelo que explica como ocorre o fluxo de informações do código genético (DNA) através do RNA até a formação das proteínas. O processo em que a informação codificada em um gene é decodificada em uma proteína é chamada expressão gênica.

 

Segundo este modelo, as informações genéticas seguem o seguinte sentido:

DNA → RNA→ Proteínas

O DNA (ácido desoxirribonucleico, ou em inglês, DeoxyriboNucleic Acid) é um composto orgânico que contêm as instruções genéticas responsáveis pelo desenvolvimento dos seres vivos. O DNA é responsável por transmitir as características hereditárias dos seres vivos.

 

O RNA (ácido ribonucleico ou em inglês, RiboNucleic Acid) é um tipo de ácidos nucléico, uma molécula que transcreve as informações contidas no DNA para a produção das proteínas.

 

As proteínas por sua vez são macromoléculas e desempenham diversas funções nos organismos, uma delas é a regeneração de tecidos.

 

Atualizações no modelo foram feitas com novas descobertas, a enzima transcriptase reversa por exemplo, pode sintetizar o DNA através do RNA, no sentido contrário ao proposto no modelo originalmente.

 

Este post te ajudou a entender um pouco mais sobre o dogma central da biologia molecular? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário