elnino-lanina

El Niño e La Niña

El Niño e La Niña são fenômenos climáticos relacionados com o aquecimento e resfriamento das águas do oceano Pacífico. Essas variações ocasionam efeitos climáticos em várias regiões do planeta.

 

O El Niño é um fenômeno resultante do aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na costa litorânea do Peru. Normalmente nesta região as águas são frias, porém, o fenômeno produz massas de ar quentes e úmidas que geram chuvas na região de entorno ao fenômeno. Isso afeta as chuvas em outras localidades, principalmente nas regiões norte da costa da América do Sul, Austrália, Indonésia entre outras. Já na região sul e sudeste do Brasil o fenômeno contribui para o aumento de chuvas.

 

O La Niña é o fenômeno inverso, ou seja, ocorre quando há um resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. Isso ocorre devido ao aumento da força dos ventos alísios. Esses são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões subtropicais, sendo muito comuns na América Central. Como o fenômeno é o oposto do El Niño seus efeitos também são, com isso as chuvas no norte da América do Sul são intensificadas e as temperaturas na América do Norte e Europa sofrem uma queda.

 

Ambos os fenômenos se repetem durante um determinado período, podendo manifestar-se a cada 3 ou até 7 anos. As mudanças climáticas têm tornado o O El Niño mais recorrente. Outro fenômeno que contribui para a recorrência do El Niño é a chamada Oscilação Decadal do Pacífico, que também é um fenômeno cíclico em que as águas do Oceano Pacífico variam as suas temperaturas, porém possui um período de oscilação entre 20 a 30 anos.

 

Você gostou dessa dica de geografia? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário