equilibrio-quimico

Equilíbrio químico

Na química estudamos sobre reações reversíveis, que são reações que ocorrem a partir de reagentes ou produtos e podem ser de dois tipos: direto (→), onde reagentes são transformados em produtos, e no sentido inverso (←), quando os produtos são transformados em reagentes.


O equilíbrio químico ocorre quando as velocidades destas reações são iguais e os valores das concentrações se mantém os mesmos; para isso a temperatura do sistema deve se manter constante e não deve haver trocas com o meio.

 

Podemos escrever a seguinte condição de igualdade:

(V₁) aA + bB ⇆ cC + dD (V₂)

Sendo A e B os reagentes, C e D os produtos, a, b, c e d os coeficientes estequiométricos, V₁ e V₂ respectivamente as velocidades da reação no sentido direto e inverso.

 

Existem alguns fatores que podem alterar o equilíbrio químico, o chamado princípio de Le Chatelier diz que o equilíbrio pode ser alterado caso haja mudanças de temperatura, pressão ou na concentração.

 

Existem duas grandezas que expressam o equilíbrio químico:

O grau de equilíbrio (α) representa a relação entre a quantidade em mol de um reagente no início da reação (QRi) e a quantidade em mol de reagente consumido (QRc), em porcentagem (%).

α = QRc/QRi

 

A constante de equilíbrio químico pode ser expressa em termos da concentração (Kc), e em termos da pressão parcial (Kp) quando ao menos um dos componentes está no estado gasoso. Ambas grandezas adimensionais. Sendo P a pressão parcial, temos que as equações para Kc e Kp são:

Kc=([C]ᶜ . [D]ᵈ) / ([A]ª . [B]ᵇ)

Kp=((PC)ᶜ . (PD)ᵈ) / ((PA)ª . (PB)ᵇ)

Por fim o equilíbrio químico pode ser de dois tipos:

Homogêneo, onde o reagente e o produto estão na mesma fase (estado da matéria).

Heterogêneo, quando o reagente e o produto não estão na mesma fase.


Este post te ajudou a entender mais sobre equilíbrio químico? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário