erastotenes-circunferencia-da-terra

Eratóstenes e a circunferência da Terra

Você é do tipo que pergunta pro seu professor de matemática: Mas pra que eu vou usar isso na vida?

 

Caso seu professor não seja irônico e responda: Na prova! Este post irá te mostrar como a matemática básica pode ser IMPRESSIONANTE.

 

Eratóstenes de Cirene (276 a.C. - Alexandria, 194 a.C.) foi, entre muitas coisas, um matemático na Grécia Antiga. Ele demonstrou há mais de 2000 anos que a Terra é redonda utilizando nada mais do que geometria básica.

 

Por que redonda?

 

Como diretor da biblioteca de Alexandria, ele teve acesso a documentos que relatavam que no solstício de verão (momento em que mudamos da primavera para o verão), na cidade de Siena (atual Assuã), ao meio dia, o Sol ficava quase perpendicular a essa cidade, de modo que podia ser observado no fundo de um poço. Porém, ao mesmo tempo em Alexandria, isso não era possível, pois o Sol não estava na mesma posição.

 

Eratóstenes percebeu que se a terra fosse plana as sombras de duas varetas deveriam ser idênticas, ou seja, se uma projeta sombra a outra também deve projetar uma sombra de mesmo tamanho, mas não era o que acontecia, em uma cidade não tinha sombra e na outra tinha, logo ele concluiu que a Terra deveria ser redonda.

 

Assumindo que o Sol está muito longe, os raios de luz que chegam até a Terra devem ser paralelos, baseando-se nesta ideia e utilizando fundamentos de geometria básica ele calculou que o ângulo entre as duas cidades deveria ser de 7,2°. Como uma volta completa tem 360° podemos dividir isso por 7,2° e descobriremos que o arco que separa as cidades vale 50.

 

Eratóstenes sabia a distâncias entre as cidades pois pagou um homem para caminhar de uma cidade a outra e fazer esta medição, que é de 800 Km. Multiplicando 800 por 50 ele descobriu que a circunferência da Terra é de 40.000 Km, muito próxima a considerada correta atualmente, 40.075 km.

 

Gostou dessa curiosidade? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário