Erwin-Schrödinger

Erwin Schrödinger

Erwin Schrödinger nasceu em Viena em 12 de agosto de 1887. Seus trabalhos em mecânica quântica o levou a dividir o prêmio Nobel de física em 1933, com Paul Dirac.

 

Um de seus trabalhos mais importante foi a criação de uma equação de onda que pode ser utilizada para encontrar os níveis de energia em sistemas quânticos. Ele chegou a esta conclusão estudando o modelo atômico de Bohr, que funcionava muito bem descrevendo o comportamento de átomos de hidrogênio devido sua simplicidade, porém, para átomos mais complexos o modelo de Bohr não era tão eficiente, o modelo de Schrödinger resolveu o problema descrevendo o movimento dos elétrons os tratando como partículas e ondas.

 

O trabalho mais conhecido de Schrödinger provavelmente é o chamado "gato de Schrödinger". Desenvolvido em 1935, este experimento mental propõe a ideia de um gato preso em uma caixa. Dentro da caixa é também existe uma pequena quantidade de material radioativo que pode se desintegrar a qualquer momento. Ao lado desta fonte radioativa existe um dispositivo que ao detectar o decaimento radioativo libera um veneno que mataria o gato. Schrödinger apresentou a ideia de que, depois de um tempo, com a caixa fechada, o gato está morto e vivo, pois não temos como saber se o elemento decaiu ou não até abrirmos a caixa para observar.

 

Schrödinger se tornou diretor do Instituto de Estudos Avançados em Dublin. Em 1956, ele se aposenta e volta para Viena. Ele morreu em 4 de janeiro de 1961, aos 73 anos, deixando um trabalho importantíssimo na física quântica.

 

Você conhecia a história desse cientista? Deixe seu comentário. 👇👇

Deixe um comentário