escalas-termometricas

Escalas termométricas

Termometria é o segmento da física que estuda a temperatura e suas formas de medição através de processos indiretos padronizados, pois não é possível medir a vibração de cada molécula de um corpo individualmente.

 

As substâncias termométricas possuem propriedades físicas que faz com que elas sofram dilatação ou contração devido a variação da temperatura. O mercúrio é uma das substâncias mais utilizadas para a construção de termômetros, pois ele é extremamente sensível a variação da temperatura. Um termômetro de mercúrio pode ter uma precisão de 0,05 °C.

 

Utilizamos o conceito de equação termométrica para "medir" a temperatura de um corpo. A equação termométrica estabelece uma relação entre estados térmicos e valores numérico, dando origem a uma escala de temperatura. Para descrever tal equação é necessário definir dois ou mais pontos fixos equivalentes a estados térmicos muito bem definidos. Andres Celsius definiu estes valores como sendo o ponto de fusão e ebulição da água pura para criar sua escala, respectivamente 0ºC e 100ºC, dada condições especificas de temperatura e pressão.

A escala Celsius (ºC) e a Fahrenheit (ºF) são escalas relativas de temperatura. Temos a escala Kelvin (K) como sendo a escala absoluta de temperatura. Utilizada como unidade padrão no sistema internacional de unidades (SI), ela é fundamentada no zero absoluto como limite inferior. O zero absoluto consiste no estado térmico em que a agitação das moléculas é nula. Já o limite superior ainda é desconhecido.

Para converter uma temperatura dada em K para ºC devemos subtrair 273 da temperatura dada. dessa forma temos: Tϲ=Tk-273.

Para converter de ºF para ºC podemos utilizar a seguinte equação: (TF-32)/9=Tc/5.

Você gostou dessa dica de física? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário