espelhos-planos

Espelhos planos

Em posts passados explicamos como ocorre a formação de imagens em espelhos esféricos. Para finalizar, nesse post vamos explicar a formação das imagens em espelhos planos. Lembrando que, em meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta e que a trajetória seguida pela luz não depende do sentido do percurso, é isso que os princípios de propagação da luz explicam.

 

Os espelhos planos são superfícies planas, polidas e sem curvatura. Nesse tipo de espelho o ângulo dos raios refletidos é igual ao ângulo dos raios incidentes. “Enantiomorfa” é o nome que damos às imagens formadas por espelhos planos, isto porque as imagens formadas por eles são simétricas e se formam à uma mesma distância do objeto. Por exemplo, se você se encontra a 5 metros de um espelho plano, sua imagem é formada 5 metros atrás desse espelho, portanto, uma distância de 10 metros até você.

 

Você já deve ter observado que, quando vemos nossa imagem refletida em um espelho, a nossa imagem e objetos ao redor parecem se formar atrás do espelho, isso ocorre porque num espelho plano não são os raios de luz refletidos que se cruzam, mas sim, os seus prolongamentos que formam as imagens. Isso significa que, num espelho plano, a imagem formada é virtual e simétrica, mas há uma inversão da esquerda para a direita. Portanto, as imagens formadas pelos espelhos planos são do mesmo tamanho que os objetos que as formam.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário