estequiometria

Estequiometria

Estequiometria (também chamada de equação química) é utilizada para calcular a quantidade de substâncias em uma reação química. Ela utiliza relações para determinar a proporção correta de substâncias em uma reação.

 

A base da estequiometria são as leis da conservação da massa e das proporções constantes.

 

- Lei da conservação da massa ou lei de Lavoisier - esta lei nos diz que: " Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos". Esta lei é a mesma que diz: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma" ;

 

- Lei das proporções constantes ou lei de Proust - Toda substância composta é formada por outras substâncias mais simples, porém, elas estão interligadas pela mesma proporção em massa.

 

Estas duas leis nos mostram que os átomos de um determinado elemento não podem ser criados ou destruídos em uma reação química, sua quantidade tem que ser a mesma nos reagentes e nos produtos.

 

Outra lei importante no estudo estequiométrico é a lei volumétrica de Gay-Lussac. Ela nos diz que, nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases participantes de uma reação formam uma proporção constante.

 

Temos que seguir alguns passos para realizar os cálculos estequiométricos.

 

1º - Escrever a equação química;

2º - Balancear esta equação, ou seja, garantir o mesmo numero de átomos nos reagentes e nos produtos. Fazemos isso utilizando os chamados coeficientes estequiométricos;

3º - Estabelecer as proporções das grandezas envolvidas no problema. As unidades de medidas devem ser todas iguais.

 

Você gostou dessa dica de química? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário