extincao-em-massa

Extinções em massa

A Extinção é um processo recorrente, e exige que as espécies sofram adaptações para garantir sua sobrevivência. A biologia descreve que esses processos são responsáveis pelo surgimento de novas espécies. 5 Eventos de extinção em massa já ocorreram, veja quais foram.

 

- O início – Explosão Cambriana

Antes da primeira extinção, houve a chamada “Explosão Cambriana”. Processos biogeoquímicos moldaram a atmosfera primitiva da Terra fazendo com que o oxigênio atmosférico atingisse os níveis atuais, isso permitiu que uma enorme diversidade de espécies surgisse dentro de alguns poucos milhões de anos.

 

- Extinção do Ordoviciano-Siluriano

Ocorreu há a aproximadamente 440 milhões de anos e extinguiu cerca de 85% das espécies marinhas existentes. A teoria mais aceita é que mudanças climáticas alteraram a temperatura do oceano primitivo, levando a extinção desses organismos. Acredita-se que houve um período de frio intenso do supercontinente Gondwana, levando a diminuição do nível do mar, alterando a cadeia alimentar dos animais da época.

 

- Extinção do Devoniano

Ocorreu há aproximadamente 365 milhões de anos e extinguiu cerca de 75% das espécies existentes na Terra. Foi durante esse período que vida começou a se desenvolver na superfície da Terra. Transformações causadas pelo desenvolvimento das plantas liberaram mais nutrientes para os oceanos e fizeram com que algas crescessem em grande escala, levando a um “desfalque” de oxigênio e à extinção dos animais. Outra teoria é que erupções vulcânicas retiraram oxigênio dos oceanos.

 

- Extinção do Permiano-Triássico

Ocorreu há cerca de 250 milhões de anos e dizimou aproximadamente 96% da vida marinha e 70% da terrestre, é tido como o maior evento de extinção em massa da história da Terra. Vulcões teriam liberado uma grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, causando efeito estufa e mudando os padrões climáticos no planeta. Houve também um aumento no nível do mar e chuvas ácidas.

 

- Extinção do Triássico-Jurássico

Ocorreu há cerca de 200 milhões de anos, dizimando 80% das espécies. Não existe um consenso sobre essa extinção, algumas teorias dizem que foi o mesmo processo de vulcanismo que causou essa extinção, outras sugerem que a liberação de dióxido de carbono preso no permafrost, teriam causado essa extinção.

 

- Extinção do Cretáceo-Paleogeno

Ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, dizimando 75% das espécies. É a mais conhecida das extinções, foi nessa que os dinossauros foram extintos. Acredita-se que um asteroide de aproximadamente 13 Km de largura atingiu a Terra a 72 mil Km/h. O local desse impacto fica na Península do Iucatã, no México. Não foi somente o impacto que matou os dinossauros, mas uma série de fatores decorrentes desse evento levou a essa extinção.

 

- Extinção do Holoceno

Esse é o nome dado a extinção que está ocorrendo nesse momento, é a extinção de plantas e animais causadas pelo ser humano. Essa extinção é fruto do extenso consumo de recursos naturais e a inevitável extinção das vidas que dependem desses recursos além de nós.

 

Conhecia todas essas extinções? Deixe nos comentários. 👇

Deixe um comentário