filosofos-pre-socraticos

Filósofos pré-socráticos

Os filósofos pré-socráticos, como o nome sugere, são os filósofos que antecederam os pensamentos de Sócrates, que é tido como um dos fundadores da filosofia ocidental.

 

Os pensadores dessa época buscavam uma explicação racional para os fenômenos que observavam, procurando nos elementos da natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo, assim, afastando os pensamentos místicos sobre as coisas. Veja três importantes pensadores pré-socráticos neste post.

 

Tales de Mileto (624 - 548 a.C.)

 

“Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.”

 

Este importante filósofo é tido como o primeiro filósofo do Ocidente. Ele acreditava que a água era a essência de todas as coisas. Tales, além de filósofo, também foi astrônomo e matemático. Na área da matemática, utilizamos até os dias de hoje o “Teorema de Tales” que é muito utilizado na geometria.

 

Pitágoras de Samos (582 - 497 a.C.)

 

“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”

 

Talvez o nome mais conhecido da matemática, afinal, você deve ter memorizado a seguinte frase: “Em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Pitágoras foi, além de filósofo e matemático, estudioso da religião, política e astronomia. Para ele, o que une todos os seres do universo é a matemática.

 

Heráclito (540-470 a.C.)

 

“Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.”

 

Heráclito dedicou sua vida ao estudo do universo, buscando explicações racionais para o funcionamento do mundo sem que fosse necessário atribuir as explicações ao sobrenatural. Para ele, o fogo era um elemento fundamental da natureza, responsável pelas transformações que ela sofria. Ele também é considerado como o “Pai da Dialética”, que é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem pontos de vista diferentes.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário