forcas-intermoleculares

Forças intermoleculares

As forças intermoleculares são as forças que mantém as moléculas de compostos químicos unidas entre si. Essas moléculas, que podem ser polares ou apolares, podem interagir por meio de forças intermoleculares do tipo dipolo-dipolo, dipolo induzido ou ligações de hidrogênio. As forças de atração do tipo dipolo também podem ser chamadas de forças de Van der Waals.

 

Sabe-se que as ligações covalentes se dão pelo compartilhamento de elétrons. Essas ligações covalentes podem ser classificadas como polares ou apolares. Essa polaridade das ligações vem da eletronegatividade dos átomos que as compõem.

 

Dipolo-dipolo - a força de atração dipolo-dipolo é uma atração entre moléculas polares, exceto aquelas que apresentarem o hidrogênio (H) ligado ao flúor (F), oxigênio (O) ou nitrogênio (N). Como as moléculas são polares, apresentando polos positivos e negativos, irão interagir de modo que o polo negativo de uma se uma com o polo positivo da outra;

 

Ligação de hidrogênio - é um caso especial da atração dipolo permanente caracterizada pela ligação do átomo de hidrogênio ao flúor, oxigênio ou nitrogênio. Chamamos essa relação de “HFON”. Essa força dipolo permanente recebe um nome especial devido à atração extremamente forte do hidrogênio com um dos três átomos mais eletronegativos (flúor, oxigênio e nitrogênio);

 

Dipolo induzido - se dá entre moléculas apolares. Essa ligação é possível, pois, em alguns instantes, os elétrons da molécula podem se acumular em uma região específica, criando um polo positivo oposto ao polo negativo dado por esse acúmulo temporário de elétrons em uma região. Quando essa molécula estiver próxima a outra, esse dipolo pode induzir os elétrons da outra molécula a se acumularem em uma região, fazendo com que moléculas apolares se tornem dipolos temporariamente.

 

Você gostou dessa dica de química? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário