funcoes

Funções

Diariamente somos confrontados por situações em que precisamos estabelecer relações. Por exemplo, no mais simples ato de ir ao supermercado, estabelecemos uma relação entre a quantidade de produtos comprada e o preço a ser pago. Ou, ainda, ao receber uma prova, conseguimos perceber claramente a relação entre a quantidade de questões acertadas e nossa nota. Na matemática, as funções são aquelas que estabelecem essas relações, associando elementos de dois conjuntos, por meio de uma lei de formação.

 

Ao estudar funções nos deparamos com dois temas bastante importantes, são eles:

 

- Sistema cartesiano - que é um método de orientação, formado por dois eixos perpendiculares, numerados, tomado como base para representação de objetos e funções descritos por uma lei de formação. Em geral, denotamos a coordenada, a posição, no eixo horizontal, chamado abcissa, pela letra “x” e no vertical, o eixo das ordenadas, pela letra “y”;
- Par ordenado - conjunto de dois números reais arranjados de modo a definir uma posição, um ponto, em referência a um plano. Geralmente utilizamos o par ordenado (x,y), associado ao plano cartesiano (aquele determinado por duas retas perpendiculares OX e OY).

 

Utilizamos a notação: f: A → B (que se lê como: f de A em B (função de A em B)). Em uma função f: A → B o conjunto A é chamado de domínio (D) e o conjunto B de contradomínio (CD). Um elemento do conjunto B que se relaciona com um elemento do conjunto A é chamado de imagem da função.

 

As funções mais conhecidas é trabalhadas são:

 

- Função afim ou função do 1º grau;
- Função quadrática ou função do 2º grau;
- Funções compostas.

 

Você gostou dessa dica de matemática? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário