gaiola-de-faraday

Gaiola de Faraday

Gaiola de Faraday é o nome de um experimento utilizado para explicar e demonstrar o fenômeno conhecido como blindagem eletrostática. O experimento recebe esse nome em homenagem ao seu inventor, o físico Michael Faraday, que o desenvolveu em 1836 e, até hoje, é utilizado para proteger circuitos elétricos sensíveis.

 

O experimento consiste em um invólucro (gaiola) feito de material condutor que, ao ser atingido por raios ou ondas eletromagnéticas, protege o que estiver em seu interior. Esse é um fenômeno que só ocorre em materiais condutores (metais), uma vez que apresentam muitos elétrons livres, que são capazes de se mover livremente ao longo do condutor e possuem a característica de se espalharem em volta da superfície dos metais. Após distribuídas, a superfície do condutor fica com o mesmo valor de tensão elétrica.

 

Com todas as cargas distribuídas na superfície do condutor, o campo elétrico em seu interior torna-se nulo, não havendo diferença de potencial elétrico em seu interior.

 

Dessa maneira, se proteger dentro de um carro em uma tempestade de raios é uma boa ideia, uma vez que a carcaça metálica do carro irá te fornecer proteção devido ao efeito da blindagem eletrostática. Um experimento simples que você pode fazer em casa consistem em embrulhar seu Smartphone em papel alumínio. Ao tentar ligar para ele você irá notar que a chamada cairá na caixa postal. Isso ocorre devido a blindagem eletrostática promovida pelo papel alumínio.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário