grandezas-proporcionais

Grandezas proporcionais

As grandezas proporcionais ou inversamente proporcionais são temas que caem com frequência nos mais diversos vestibulares e provas de concursos. Isso se deve a grande variedade de problemas que podem ser criados partindo de situações do nosso cotidiano.

 

Grandezas proporcionais (proporção direta) estabelecem relações entre duas grandezas que crescem ou decrescem unidas, de acordo com um fator em comum entre elas. Já as grandezas inversamente proporcionais são aquelas em que, enquanto uma delas aumenta a outra diminui.

 

O estudo destes 2 tipos de grandezas tem como principais temas:

 

  • Razão e proporção - a razão estabelece um fator de comparação entre 2 grandezas e a proporção é definida pela igualdade entre estas razões;
  • Regra de três - estabelece relações entre 2 ou mais grandezas, afim de que se descubra um determinado valor desconhecido. Existem 2 tipos de regra de três:

    -- Simples - necessita de 3 valores para se obter um outro;

    -- Composta - precisa de mais de 3 valores para que se descubra um outro valor a ser determinado;

 

Porcentagem - é uma razão com denominador igual a 100. Está é a mais utilizada no cotidiano, seja para expressar descontos em produtos ou como forma de se calcular taxa de juros, por exemplo. Quando dizemos que algo esta com 10% de desconto, podemos expressar este valor em forma de fração de base 100, como 10/100=1/10=0,1;

 

Escalas - utilizado em mapas ou desenhos de engenharia e arquitetura, por exemplo. As escalas, expressão a razão entre a medida linear de um desenho e o valor da medida linear que corresponde a realidade observada ou a ser definida.

 

Você gostou dessa dica de matemática? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário