humanismo

Humanismo

Escolas Literárias são frequentemente cobradas no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias da prova do ENEM. Por esse motivo, preparamos esse resumo sobre o Humanismo.

 

O Humanismo se inicia em Portugal em 1418, quando d. Duarte nomeia Fernão Lopes como guardador da Torre do Tombo, e termina em 1527, com a chegada dos versos decassílabos em forma de sonetos, conhecidos como “medida nova”.

 

Com as revoluções populares do final do Século XIV, em virtude das Grandes Navegações e ascensão da burguesia, o Humanismo se iniciou em Portugal como uma literatura de transição. Assim, o Humanismo português pode ser considerado um marco entre o Portugal conservador e o Portugal moderno, que se tornaria uma potência global e líder do comércio e exploração marítima.

 

O Humanismo corresponde ao período entre o fim do Trovadorismo e o início do Classicismo, marcado pelo distanciamento entre a poesia, agora mais rebuscada, e a música.  Assim, mediando o fim da Idade Média e início do Renascimento, o Humanismo surge com revoluções nas diferentes formas de arte, marcando a transição do pensamento teocêntrico marcante da Idade Média para o antropocêntrico do Renascimento.

 

Com a nomeação de Fernão Lopes como cronista, iniciou-se o Humanismo em Portugal. Neste período, a língua portuguesa começou a criar sua própria identidade, diferenciando-se do galego, e isso influenciou diretamente no maior desenvolvimento literário em relação ao período antecessor.

 

As manifestações literárias do Humanismo português variavam em três: a crônica histórica de Fernão Lopes, a poesia palaciana e o teatro popular de Gil Vicente.

 

As imagens desse post são de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Botticelli, importantes pintores do Humanismo.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário