quantidade-de-movimento

Impulso e quantidade de movimento

O impulso e a quantidade de movimento são grandezas físicas importantes no estudo da dinâmica dos corpos. Estas grandezas são vetoriais e por este motivo apresentam módulo, direção e sentido.

 

Quando um jogador de futebol chuta uma bola ele aplica uma força com o pé sobre a bola durante um certo intervalo de tempo. Esta força (F) aplicada durante esse intervalo de tempo (Δt) chamamos de impulso. O impulso (I) é medido em N.s (Newton.segundos) e pode ser calculado através da seguinte equação:

 

I=F.Δt

 

A quantidade de movimento é uma grandeza física que leva em consideração a velocidade de um corpo e a massa dele. Por exemplo, imagine uma criança pequena e um adulto, cada um em cima de seus patins, os dois com mesma velocidade. Será mais fácil parar o adulto ou a criança? Mesmo estando à mesma velocidade é mais fácil parar a criança, pois sua massa é menor. Podemos relacionar a massa com a velocidade para dizer que a criança tem menos quantidade de movimento que o adulto nos patins. A quantidade de movimento linear (Q), como também é chamada, é dada em Kg.m/s e pode ser calculada pelo produto da massa (M) pela velocidade (v).

 

Q=m.v

 

O impulso se relaciona com a quantidade de movimento através do chamado teorema do impulso, que estabelece que o impulso resultante é igual à variação da quantidade de movimento de um determinado corpo.

 

I=ΔQ=Qϝ-Qᵢ; onde Qϝ e Qᵢ são, respectivamente a quantidade de movimento final e inicial.

 

Você gostou dessa dica de física? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário