ligações-quimicas

Ligações químicas

As ligações químicas ocorrem quando átomos interagem dando origem a moléculas.

 

O processo pelo qual os átomos interagem para a formação de moléculas é explicada pela chamada teoria do octeto. Esta teoria foi criada por pelos químicos Gilbert Newton Lewis e Walter Kossel, e diz que os átomos buscam estabilizar-se eletronicamente quando fazem uma ligação química, em outras palavras, um átomo precisa ter, em sua última camada (camada de valência), oito elétrons para permanecer estável.

 

Veja abaixo os tipos de ligações químicas:

 

Ligação iônica – também chamada de “ligação eletrovalente”, é uma ligação que ocorre entre íons. Íons são átomos que ganharam elétrons (cátion) ou perderam elétrons (ânions). A ligação ocorre quando um cátion de carga elétrica positiva se liga a um ânion de carga elétrica negativa, isto cria um composto chamado de “composto iônico”. A ligação iônica ocorre entre metal e ametal;

 

Ligação covalente – também chamada de “ligação molecular”, este tipo de ligação é dado pelo compartilhamento de elétrons para a geração de moléculas estáveis. Podemos ver este tipo de ligação nas cadeias orgânicas, onde elementos como o carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio compartilham elétrons para se estabilizarem. A ligação covalente ocorre entre ametal e ametal.

 

Ligação metálica – como o nome sugere, a ligação metálica ocorre entre metais. Quando os metais perdem elétrons da sua camada de valência, estes elétrons recebem o nome de "elétrons livres", dando origem a cátions. Os elétrons liberados neste tipo de ligação formam uma "nuvem eletrônica", que faz com que os átomos dos metais permaneçam unidos.

 

Você gostou dessa dica de química? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário