Mecânica quântica

Mecânica quântica

A física quântica ou mecânica quântica é uma parte da física que estuda objetos extremamente pequenos. É um ramo da física moderna que surgiu no século XX. Ela estuda os fenômenos associados aos átomos, moléculas, partículas subatômicas e a quantização de energia.

 

Os principais físicos que contribuíram para a criação dessa área foram Planck, Einstein, Rutherford, Bohr, Schrodinger e Heisenberg. Cada um desses cientistas tiveram participação fundamental no estudo quântico, mas o mais conhecido, talvez, seja Erwin Schrodinger, pois seu experimento mental do gato dentro de uma caixa é referenciado em diversos aspectos da cultura pop. Seu trabalho o levou a criar a conhecida equação de Schrödinger, que descreve os estados quânticos num sistema físico. Em 1933, Schrodinger dividiu o prêmio Nobel de física com outro físico importantíssimo na área, Paul Dirac.

 

Veja abaixo alguns conceitos fundamentais da mecânica quântica:

 

- As partículas são ondas, e vice-versa - os objetos que vemos como partículas, como os elétrons, por exemplo, podem comportar-se como ondas em certas situações, enquanto objetos que normalmente pensamos como ondas, como a luz, podem comportar-se como partículas. Temos a chamada equação de Broglie, ela relaciona o comprimento de onda (λ), a constante de Planck (h) e o momento linear de um corpo (m.v) para nos dar o comprimento de onda associado a um corpo. λ=h/m.v;

 

- Tudo o que sabemos são probabilidades - quando os cientistas usam a mecânica quântica para prever os resultados de um determinado evento, a única coisa que podem prever é a probabilidade de detectar um dos possíveis resultados. Esse caráter probabilístico fez Einstein dizer a famosa frase como crítica a mecânica quântica; “Deus não joga dados”.

 

Você gostou dessa dica de física? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário