Modernismo-no-brasil

Modernismo no brasil

O modernismo foi um movimento artístico-cultural nascido na Europa no início do século XX e abrangeu muitos campos das artes, como a música, a pintura, literatura, arquitetura e outros. No Brasil, o movimento teve início em 1920 e as linguagens de maior destaque dentro do movimento foi a pintura e a literatura.

 

No Brasil, o movimento tem como ponto inicial a Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo em 1922.

 

O modernismo no Brasil é dividido em três fases.

 

Primeira fase (1922 - 1930) – também chamada de “fase heroica”. Os artistas procuravam uma atualização estética inspirados por outros movimentos europeus. É considerada a fase mais radical do movimento no Brasil. Alguns dos principais artistas foram: Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Duas das principais características desta fase são:

- Ruptura dos modelos tradicionais;
- Utilização da linguagem coloquial; incorporando as gírias, os erros de linguagem.

 

Segunda fase (1930-1945) – também chamada de “fase de consolidação”. O movimento ganha força, novas obras literárias com temáticas nacionalistas e regionalistas surgem. Alguns dos principais artistas desta fase são: Vinicius de Moraes e Cecília Meireles. Duas das principais características desta fase são:

- Obras sobre a realidade social e cultural do país;
- Valorização da cultura nacional.

 

Terceira fase (1945-1980) – também chamada de fase “pós modernista” ou “Geração de 45”. Não temos uma data bem definida para seu término. Os principais artistas desta fase são: Mário Quintana, Clarice Lispector, Guimarães Rosa. Duas das principais características desta fase são:

- Valorização da poesia tradicional com uso da métrica e da rima;
- Temática social e humana.

 

Você conhecia a história do modernismo no brasil? Deixe aqui seu comentário.👇

Deixe um comentário