Nematelmintos

Nematelmintos

Nematelmintos são vermes parasitas ou de vida livre, mas não são achatados nem acelomados como os platelmintos. Os nematelmintos são animais cilíndricos, pseudocelomados, possuindo, como os seus principais exemplos, o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Ancylostoma duodenale (causador do amarelão). Os nematelmintos, embora parecidos com os anelídeos, não possuem segmentação nítida como os anelídeos.

 

Os nematelmintos são animais protostômios, com sistema digestório completo, revestidos externamente por cutícula de colágeno e realizam respiração cutânea. Apresentam um anel nervoso anterior, com cordões nervosos que percorrem longitudinalmente todo o animal, e por não possuírem sistema excretor, secretam amônia diretamente no ambiente.

 

Diante da característica dos nematelmintos em serem pseudocelomados, esses animais possuem um líquido que preenche essa cavidade, o líquido pseudocelômico. Esse líquido é responsável por distribuir gases, nutrientes e dá proteção contra ação mecânica. Os cordões nervosos longitudinais podem ser divididos em três tipos: os laterais (ou sensitivos), o dorsal (ou motor) e o ventral (ou misto, sensitivo e motor). A sua musculatura é longitudinal, e não há presença de cílios e flagelos. Ademais, são animais dioicos, com dimorfismo sexual ou diferença entre a forma do macho e da fêmea, sendo os espermatozoides produzidos nas gônadas dos machos, sem flagelo, se movimentando por pseudópodes. Depois de o espermatozoide fecundar o óvulo, irá passar pelos estágios de zigoto, larva até atingir a fase adulta. Com isso, possuem desenvolvimento indireto.

 

Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário