trovão

O que provoca o trovão?

Quando vemos um raio caindo notamos duas características distintas. A primeira é o relâmpago, que é a luz do emitida pelo raio, e em seguida ouvimos o trovão, que é o som emitido por ele.

 

De maneira bem simples, as cargas elétricas da nuvem atraem as cargas elétricas do solo e quando elas se encontram ocorre a descarga elétrica.

 

O trovão

Esse fenômeno ocorre devido à alta variação de temperatura e pressão que ocorre no caminho da descarga elétrica, na região onde vemos o raio. O ar em volta do raio é aquecido rapidamente, atingindo temperaturas de até 27.000ºC. Essa alta temperatura faz com que ocorra uma rápida expansão do ar, provocando uma forte pressão que gera o som característico dos trovões.

 

O relâmpago ocorre devido a passagem das correntes elétricas que ionizam o ar a sua volta. Nós sempre vemos o relâmpago primeiro porque a velocidade da luz (cerca de 300.000.000 m/s) é muito superior a velocidade do som (cerca de 348 m/s).

 

Para saber a distância aproximada da queda de um raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que você viu o relâmpago e escutou o trovão e dividir por três.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário