orbita-de-satelites

O que você sabe sobre as órbitas dos satélites?

O que é o Amazônia 1 ?

É um satélite brasileiro que foi lançado em 28 de fevereiro de 2021. Os principais objetivos deste satélite é fazer observações do território nacional e ajudar no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Vale ressaltar que o Amazônia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

 

Mas você sabe como é a órbita de um satélite?
Um satélite pode permanecer na mesma órbita durante um longo período. Como os eles estão em órbita fora da atmosfera, não existe resistência do ar, por isso, a velocidade do satélite é constante, o que permite uma órbita estável em torno da Terra durante muitos anos.

 

Quais tipos de órbitas existem?
Os satélites podem orbitar em diferentes distâncias da Terra e em órbitas diferentes. As mais comuns são:

 

Órbita polar
Nesta órbita o satélite passa por ambos os polos do planeta (ou outro corpo celeste). Essa órbita tem uma inclinação igual ou próxima a 90 graus em relação ao equador. Sua altitude é de cerca de 800 km e sua velocidade é de 26 800 km/h. Tem como principal aplicação o mapeamento.

 

Órbita equatorial
Nessa órbita o satélite passa próximo ao plano da linha do equador do planeta (ou outro corpo celeste). Sua altitude fica entre 300 e 1000 km e sua velocidade é de 27 800 km/h. Tem como principal aplicação a meteorologia.

 

Geoestacionária
O satélite fica sempre na mesma posição, para isso ele viaja na mesma velocidade de rotação da Terra, cerca de 11 070 km/h. Orbita o planeta a uma altitude de aproximadamente 35 500 km e tem como principal aplicação as telecomunicações. Satélites de GPS ficam nesse tipo de órbita ao redor do planeta.

 

Você sabia que existiam diferentes tipos de órbitas para os satélites? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário