administracao

Pensando em cursar administração?

O que faz um administrador?
Ele é responsável por estruturar processos gerenciais e controlar recursos como o tempo, finanças e materiais. Parte de suas atribuições é organizar as atividades, distribuindo tarefas aos liderados e mantendo a equipe focada em atingir as metas. Também é responsável por criar estratégias para que os propósitos da empresa sejam alcançados, como expandir as operações e aumentar o lucro.

 

Onde estudar?
As 5 melhores universidades do país para cursar administração no Brasil são:
Universidade de São Paulo;
Universidade Federal de Minas Gerais;
Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
Escola de Administração de Empresas de São Paulo;
Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas.

 

Como é o curso?
O curso pode ser técnico ou superior em administração. O curso técnico tem duração de 2 anos, enquanto o superior tem duração média de 4 anos. Existe também a opção do curso superior tecnólogo, esse possui duração média de 3 anos e o nome do curso expressa a área específica de atuação, por exemplo: Gestão Pública, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Logística, entre outros.
Algumas das disciplinas que o estudante ira fazer independentemente do tipo de curso que escolher serão: matemática, estatística, contabilidade, Informática, noções de direito, entre outras. As específicas podem ser: logística, finanças, marketing, recursos humanos.

 

Mercado de trabalho e salário?
É necessário o registro no Conselho Regional de Administração (CRA) para exercer a profissão. O profissional de administração tem diversas áreas para atuar tanto no setor privado quanto no setor público. Alguns exemplos são: hospitais, hotéis, empresas de diferentes portes, bancos, etc.
O salário varia bastante de setor para setor, no setor privado o profissional pode começar ganhando R$ 2.000,00. Mas é importante ressaltar que este valor é um valor médio do mercado privado, por este motivo pode variar bastante.

 

Gostou dessa dica? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário