pedagogia

Pensando em cursar pedagogia?

O que faz?

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Ele une o aprendizado à realidade em que o estudante se encontra. Uma das principais funções do pedagogo é atuar na qualidade do ensino e aprendizado, consolidando a construção do conhecimento. O profissional formado em Pedagogia pode, além de atuar como professor nos anos iniciais do ensino fundamental e na pré-escola, atuar na gestão escolar, na educação especial, na orientação educacional e em muitas outras áreas.

 

Onde estudar?

Muitas universidades públicas e privadas oferecem o curso de pedagogia. As 5 melhores universidades públicas do Brasil para cursar pedagogia (Ranking Universitário Folha 2019), são:

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

USP – Universidade de São Paulo

PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Como é o curso?

O curso de Pedagogia tem duração média de quatro anos. A opção de fazer o curso a distância (EAD) é responsável por muitos profissionais formados na área. O curso pode ser do tipo licenciatura, que forma professores para as redes de ensino fundamental, e bacharelado, que, apesar de ser menos oferecido nessa modalidade, é mais direcionado a quem interesse em administração escolar. A leitura é prática fundamental para quem quer cursar Pedagogia. A grade curricular é pautada nos diversos aspectos históricos, sociais e culturais da educação e para se formar é necessário cumprir o estágio obrigatório.

 

Mercado de trabalho e salário.

Muitas oportunidades de trabalho podem ser encontradas em instituições de ensino públicas e privadas. Mas vale lembrar que o pedagogo pode atuar em outras áreas, e não somente em escolas. Profissionais que atuam como professores da pré-escola e ensino fundamental 1 da rede pública podem ganhar até R$ 2.557 por 40 horas semanais trabalhadas. O Sindicato dos Professores de São Paulo, por exemplo, estabelece um piso salarial de R$ 1.220 para professores do ensino fundamental 1 com jornada de 22 horas semanais. É importante ressaltar que que esse é um valor médio, o salário pode variar de acordo com a experiência, o cargo ocupado e outros fatores.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários. 👇

Deixe um comentário