periodo-regencial

Período Regencial

O Período Regencial foi um momento da História do Brasil entre o Primeiro e o Segundo Reinado.

 

O primeiro reinado

Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822, quando se tornou o primeiro imperador do Brasil. Durante seu reinado ocorreram muitos conflitos políticos e sociais. Além disso, D. João VI o nomeou como sucessor do trono português. A população não gostou desse novo vínculo entre o Brasil, que agora era independente, e Portugal.

 

Após muita pressão social, Dom Pedro I abdica do trono e nomeia seu filho Pedro de Alcântara como o novo imperador do Brasil, em 1831. Como Pedro de Alcântara (Dom Pedro II) não tinha idade suficiente para governar, foi implementado um governo provisório até que ele completasse 18 anos. Assim se Inicia o Período regencial no Brasil.

 

O Período regencial é dividido em três diferentes momentos:

 

1° - Regência Trina Provisória (Entre Abril e Junho de 1831);

2° - Regência Trina Permanente (1831 - 1834);

3° - Regência Una (Dividida em duas);

Padre Antônio Diogo Feijó (1835 – 1837);

Araújo Lima (1837 - 1840).

 

Cada um dos momentos do período regencial foi marcado por revoltas e conflitos políticos e sociais. Os conflitos mais importantes desse período foram:

 

  • Balaiada
  • Cabanagem
  • Guerra dos Farrapos
  • Revolta dos Malês
  • Sabinada

 

O Período Regencial no Brasil acaba em 1840, com o chamado “Golpe da Maioridade”. Quando grupos políticos liberais conseguem apoio da opinião pública e vão contra a constituição, conseguindo antecipar a coroação de Dom Pedro II quando ele tinha apenas 14 anos de idade.

 

Assim, tem início o segundo reinado. Dom Pedro II assume o poder do país de 1840 até 15 de novembro de 1889.

 

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário