pilha-eletrolise

Pilha e eletrólise

Na química existe uma área chamada eletroquímica. Esta área estuda as reações que envolvem as transformações de energia química em energia elétrica.

 

A transformação de energia química em energia elétrica é um processo espontâneo e sua principal aplicação é a pilha. Por outro lado, a eletrólise é a principal aplicação do processo não-espontâneo da transformação da energia elétrica em energia química, bastante utilizada em processos industriais.

 

O processo de eletrólise é dividido em dois tipos:

- Eletrólise ígnea - ocorre devido a passagem de corrente elétrica por uma substância iônica liquefeita;
- Eletrólise aquosa - ocorre quando há a dissociação de um composto iônico em uma solução aquosa.

 

Na pilha ocorre uma reação de oxirredução (reações que envolvem a perda ou ganho de elétrons); ela possui 2 eletrodos (superfície sólida que permite a troca de elétrons) e 1 eletrólito (também chamado de ponte salina, é uma solução eletrolítica que permite a circulação dos elétrons pelos eletrodos). Este sistema combinado gera energia elétrica.

 

A oxirredução acontece em duas etapas:

 

- Oxidação - representa a perda de elétrons; ocorre através de um elemento que provoca a oxidação e que é chamado de agente oxidante;
- Redução - representa o ganho de elétrons; ocorre através de um elemento que provoca a redução e que é chamado de agente redutor.

 

O pólo negativo da pilha é onde ocorre a oxidação, e o pólo positivo é onde ocorre a redução.

 

Você gostou dessa dica de química? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário