quimica-organica

Química orgânica

Química orgânica é uma área da química que estuda os compostos carbônicos, ou seja, estuda os compostos formados por átomos de carbono. Os compostos orgânicos possuem, além do carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S). As proteínas, vitaminas e enzimas são alguns exemplos destes compostos.

 

Até o início do século XVIII os químicos acreditavam no que eles chamavam de Força Vital. Esta teoria dizia que os compostos orgânicos eram sintetizados por organismos vivos e que os compostos inorgânicos eram sintetizados por organismos sem vida (por isso o nome "química orgânica" para descrever a área da química que trata dos compostos sintetizados por organismos vivos). De acordo com esta teoria, compostos orgânicos eram impossíveis de serem sintetizados em laboratório. O químico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882) mostrou, em 1828 que era possível sintetizar ureia (CH₄N₂O) em laboratório. Ele utilizou cianato de amônio (NH₄OCN), que é um composto orgânico. Wöhler mostrou que, quando aquecido, o cianato de amônio formava ureia. Com isso ele demonstrou que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados a partir de compostos inorgânicos.

 

O conjunto dos carbonos e dos outros elementos que constituem um composto orgânico é chamado de cadeia carbônica. Já o conjunto de compostos que possuem propriedades químicas parecidas são representados pela chamada função química. Os compostos são identificados pelos chamados grupos funcionais. Através destes grupos funcionais temos as seguintes funções orgânicas:

- Funções Nitrogenadas;
- Funções Oxigenadas;
- Funções Halogenadas;
- Funções Hidrogenadas.

 

Você gostou dessa dica de química? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário