calorimetria

Resumo sobre calorimetria

Calorimetria é a área da física que estuda as trocas de energia térmica. Essas trocas de energia ocorrem na forma de calor, ou seja, calor é a transferência de energia térmica de um sistema para outro. O calor surge devido a diferença de temperatura entre esses corpos. Dessa forma podemos dizer que um corpo recebe ou perde calor, mas não que ele possui calor.

 

Temperatura é uma grandeza microscópica que mede o grau de agitação das partículas de determinado corpo. Quanto maior for o grau de agitação das partículas maior será a temperatura do corpo.

 

A caloria (cal) é a energia necessária para variar em 1°C a temperatura de 1g de água. Caloria é uma unidade de energia, porém no sistema internacional ela vale:

1cal ≈ 4,186 J (Joules)

 

Calor sensível

É a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo. Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como equação fundamental da calorimetria. Dada por: Q=m.c.ΔΘ

 

Calor latente

É a quantidade de energia absorvida por um sistema termodinâmico durante as mudanças de fase, ou seja, quando uma substância muda de estado físico.

Q=m.L

 

Capacidade térmica (C)

É a quantidade de calor que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra a variação de 1 °C. É medida como a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura sofrida por um corpo.

C=m.c, onde “c” é o calor específico, que depende da substância estudada.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários. 👇

Deixe um comentário