revolucao-francesa

Revolução francesa

A revolução francesa foi um grande ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799. Foi inspirada nos ideais iluministas e motivada pela crise que a França passava no fim do século XVII. Marcou o fim da queda do absolutismo na Europa.

 

Durante este período, a França era governada por Luís XVI, e existiam 3 classes sociais chamadas de estados, são elas:

 

- Primeiro Estado: clero, composto por membros da igreja;
- Segundo Estado: nobreza, o rei e outros membros que compunham a realeza;
- Terceiro Estado: povo, que era a parte da população que não possuíam privilégios.

 

Um dos principais motivos que levaram a revolução, foi a pouca representatividade do terceiro estado na política do pais. A revolução francesa é dividida em 3 fases:

 

- Monarquia Constitucional (1789-1792) - fase marcada pela declaração que assegurava o direitos a todos há "liberdade, igualdade e fraternidade ", que virou o lema da revolução francesa. O rei Luís XVI não era a favor da aprovação da declaração, isso gerou mais revoltas populares. Os bens do primeiro estado foram confiscados e diversos padres e nobres buscaram abrigo em outros países;

- Convenção Nacional (1792-1795) - O rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta foram executados após serem julgados por traição. Os grupos dos girondinos e jacobinos (2 grupos políticos), criaram atrito devido a forma como acreditavam que deveria ser constituído o governo. Os girondinos (burguesia), eram a favor de uma forma de governo mais conservadora, Já os jacobinos defendiam uma forma de política mais liberal;

- Diretório (1795-1799) - os girondinos assumem o poder, a França era governada por 5 diretores neste período. Neste período Napoleão Bonaparte dá um golpe e instaura o Consulado, um governo centralizado que traria paz ao país por anos.

 

Você gostou dessa dica de história? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário