sistema-internacional-de-unidades

Sistema Internacional de Unidades (SI)

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um conjunto de unidades de medidas correspondentes às grandezas físicas fundamentais. Foi definido em 1960, durante a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), na França. O intuito principal era facilitar a leitura das produções cientificas mundiais.

 

O SI possui sete unidades de medida básicas, baseadas em sete grandezas físicas fundamentais, apresentadas na tabela desse post. Existem mais 22 unidades que são derivadas dessas unidades padrões. Por exemplo, a unidade de carga elétrica é chamada Coulomb (C), que é escrita como Ampére vezes segundos (A.s).

 

Enquanto as definições, elas são aprimoradas com o tempo e o desenvolvimento tecnológico. Um exemplo é a definição que temos para o comprimento, antes da definição mostrada na tabela, era usado uma régua definida como um metro, todas as outras medidas eram baseadas nessa, a mesma coisa acontece com as outras unidades.

 

Temos também os prefixos de unidade. Eles totalizam 20, e facilitam a escrita de grandezas muito pequenas ou muito grandes. A distância entre cidades por exemplo, ela é apresentada em quilômetros, o quilo (K) representa mil, logo, 1 quilometro são mil metros.

Tabela de grandezas do sistema internacional de unidades
Grandezas físicas e suas unidades.

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário