O sistema respiratório pulmonar é dividido em trato respiratório superior, formado por cavidade nasal, faringe e laringe, e trato respiratório inferior, formado por traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Cavidade nasal
É composta por duas fossas ou aberturas que se iniciam no nariz e se prolongam até a faringe. Possui as funções básicas de permitir a entrada de ar, permitindo acesso aos estímulos químicos em suspensão no ar, e de barreira imunológica física e química.
Faringe
É subdividida em nasofaringe, mais próxima da cavidade nasal, orofaringe, mais próxima da cavidade bucal, e laringofaringe, mais próxima da laringe. Na faringe são encontradas as tonsilas, as quais pertencem ao sistema imunológico, sendo então responsáveis pela defesa do organismo contra patógenos.
Laringe
Está localizada entre a faringe e a traqueia, sendo a região terminal do trato respiratório superior. Ela é revestida por tecido cartilaginoso e formada por três estruturas importantes, a glote, onde estão localizadas as cordas vocais, a epiglote, que é a válvula responsável por dar acesso ao trato respiratório inferior, e a úvula, que impede a entrada de ar no trato digestório.
Traqueia
É o nome dado ao tubo cilíndrico, revestido por anéis de estruturas cartilaginosas, células protetoras capazes de secretar muco e células ciliadas, responsável por conduzir o ar atmosférico.
Brônquios
São estruturas de condução de ar responsáveis por comunicar a traqueia aos bronquíolos. Eles se ramificam em brônquio esquerdo e direito, um para cada cavidade pulmonar ou pulmão.
Alvéolos pulmonares
São “sacos” ou cavidades ocas, envoltas por muitos vasos sanguíneos ou capilares, responsáveis pela troca de gases provenientes da atmosfera com a corrente sanguínea (hemácias).
Ficou com alguma dúvida? Se sim, só deixar nos comentários 👇
Deixe um comentário