sistema-solar-netuno

Sistema solar: Netuno

Netuno é o oitavo planeta em relação ao Sol. Ele foi o primeiro a ter sua existência prevista por cálculos matemáticos, antes de ser visto através de um telescópio em 1846. Netuno recebeu o nome do deus romano do mar por causa de sua aparência azul. Um dia em Netuno dura 16 horas e um ano dura 165 anos terrestres.

 

Enquanto um furacão na Terra pode chegar à 400 km/h, um furacão em Netuno pode atingir velocidades de até 2.100 km/h. Netuno tem 17 vezes a massa da Terra. Dentro dele caberiam cerca de 60 planetas Terra. Mesmo assim, Netuno é o planeta que possui a gravidade mais próxima da nossa em todo o Sistema Solar.

 

Netuno possui 14 luas conhecidas, sendo a maior delas, Tritão, que foi descoberto apenas 17 dias após a descoberta do próprio Netuno. Estudos indicam que Tritão foi capturado gravitacionalmente por Netuno, ou seja, essa lua não se formou como as outras luas de Netuno. É possível que, daqui bilhões de anos, Tritão seja “destruído” devido a força gravitacional de Netuno, se tornando mais um anel ao redor do planeta. Sim, Netuno já possui anéis.

 

A única sonda a passar próxima de Netuno foi a Voyager 2. Ela levou 12 para chegar ao planeta. A Voyager 2 fez seu sobrevoo em Netuno em 25 de agosto de 1989, passando a 3.000 km do polo norte do planeta.

 

Você conhecia essas curiosidades sobre Netuno? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário