Plutão foi descoberto pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh em 1930, quando ganhou o título de planeta mais distante do Sistema Solar. Porém, em 2006, a União Astronômica Internacional retirou o status de planeta por causa de seu pequeno tamanho. Plutão é menor que a nossa Lua, por exemplo. Para efeito de comparação, uma volta completa em Plutão, seria como ir em linha reta da Amazônia até a Espanha.
Um dia em plutão demora 153 horas, algo em torno de 6 dias terrestres. Um ano em plutão demora 248 anos terrestres. Sua órbita também é retrógrada, ou seja, ele gira de leste a oeste, como ocorre com Urano e Vênus. Plutão está localizado a 5,9 bilhões de quilômetros do Sol. Nessa distância, a luz do Sol demora cerca de 5 horas e meia para chegar até lá. A luz do Sol demora um pouco mais de 8 minutos para chegar a Terra, por exemplo.
Plutão possui 5 luas. A maior, Caronte, foi descoberta em 1978. Ela é quase tão grande quanto Plutão. Em 2005, o telescópio espacial Hubble, descobriu mais 2 luas, que receberam o nome de Nix e Hidra. Em 2013, os cientistas identificaram mais 2, que ganharam o nome de Cérbero e Estige.
Uma sonda chamada New Horizons foi enviada pela NASA para estudar Plutão e o Cinturão de Kuiper. Ela foi a primeira espaçonave a sobrevoar Plutão, e a fotografar suas luas. Ela foi lançada em 2006 e chegou em Plutão em 2015, após cerca de nove anos e meio de viagem. Nesse ano, a New Horizons conseguiu fotografar a sonda Voyager 1, se tornando a primeira sonda a tirar uma foto de outra a uma distância tão grande com relação a Terra.
Ficou na dúvida? Deixe nos comentários. 👇
Deixe um comentário